HOME-OFICCE

Com a chegada do novo coronavirus e, logo a seguir, a declaração da pandemia de Covid-19 no Brasil, iniciamos no dia 06 de março as ações de prevenção de contágio com informação e orientação aos colaboradores sobre a gravidade da situação, a higienização mais assídua dos ambientes, objetos e equipamentos do escritório com utilização, além dos materiais usuais de limpeza, de desinfetantes e álcool gel, também disponibilizado para uso pessoal. Foi adotada ventilação natural nos ambientes e iniciada a dispensa dos funcionários que apresentassem qualquer sintoma de gripe com a orientação de buscar assistência médica.

No dia 10 iniciamos a transição para o home-office que se completou no dia 19 com a entrada do último funcionário no novo regime de tele trabalho e fechamento físico do escritório. A transição se deu de forma ordenada e tranquila com o acompanhamento e orientação contínua dos sócios de acordo com sua área de atuação. A área de RH juntamente com a administrativa e TI mantém acompanhamento diário das necessidades de troca de equipamentos, complementações e providências que se fazem necessárias para o atendimento solicitado pelos colaboradores.
O desenvolvimento das atividades não sofreu interrupção, e foi com muita satisfação, que constatamos a preservação da qualidade no trabalho e ausência de diminuição de rendimento na produtividade.

Completados 3 meses, realizamos junto a todos os colaboradores, pesquisa em que foram solicitados a opinar sobre como cada um vivenciou esse período de teletrabalho, quais foram os impactos e o que pensam sobre continuidade do home-office no retorno às atividades no ambiente corporativo.

Os resultados da pesquisa estão disponíveis abaixo.

DEPOIMENTOS

"O home office tem sido uma experiência singular e desafiadora. Com o ganho de tempo que gastava na locomoção, posso investir em conhecimento, crescimento pessoal e até mesmo lazer.

Mas é preciso atentar para as distrações que possam vir a surgir, nesse ponto, a disciplina é essencial.  Manter-se focado é a chave para realização das tarefas, sinto que minha produtividade aumentou muito."

Franklin Marques - Estagiário de Direito

"Realmente, o mundo mudou e estamos fazendo parte dessa mudança!!!
O desafio que enfrentamos para a mudança dos trabalhos no ambiente corporativo para home office foi enorme. Hoje, dois meses depois da implantação completa, podemos dizer que colhemos os frutos de muito trabalho e aprendizado.

A equipe sensacional que abraçou o desafio, superou as expectativas e eliminou os receios.  Verificamos uma grande mudança positiva na comunicação interna do escritório e melhoria substancial no controle das tarefas e na produtividade individual.

Aproveito para novamente dizer que nada disso seria possível sem o empenho total do nosso time de talentos."

Fabio João Soito - Sócio

"Com a situação da pandemia o meu trabalho teve um grande aumento em relação ao volume, sobretudo pelos programas emergenciais de medidas trabalhistas e proteção financeira que acabamos aproveitando para o enfrentamento do estado de calamidade pública, mas ainda assim está sendo um período muito proveitoso em que percebo a dedicação e união de toda a equipe para que as mudanças atuais não atrapalhem o bom andamento do nosso trabalho."

Bárbara Bastos - Gerente de RH

"Pra quem acordava às 5:30 e chegava de volta em casa às 20:00, não tenho do que reclamar. Na maioria das vezes saía de casa com minha filha dormindo e chegava com ela dormindo. Por mais que estejamos dentro de casa, o rendimento continua bom, a disposição melhorou e a vontade de fazer sempre o melhor, é muito maior , vide que nosso objetivo é manter o escritório funcionando a pleno vapor.

Com todo esse empenho e vendo minha filha crescer e aprender coisas novas, esse home-office está sendo uma das melhores coisas na vida, em um momento de tantas incertezas e medo. Temos que agradecer ao escritório , pois a disponibilidade que nos foi dada é louvável."

Bruno Sousa - Assistente Administrativo

"Está sendo um grande desafio com inúmeros aprendizados.
Trabalhar em home office é um grande desafio de autocontrole, responsabilidade, dedicação em dobro, separação das atividades de casa, etc. Nesse tempo estou me autoconhecendo, observando e promovendo algumas mudanças que estão enriquecendo a minha vida pessoal e profissional.

Agradeço ao escritório e os colaboradores por todo suporte que estou obtendo e a experiência excepcional que estou agregando na minha vida."

Anna Beatriz Freitas - Estagiária de Direito

"O home office na minha opinião veio numa hora oportuna e estou gostando muito dessa nova modalidade de trabalho, pois para mim que moro distante do escritório, o fato de não perder praticamente 4h no transporte, me garantiu mais tempo no meu dia para realizar compromissos pessoais, como por exemplo mais tempo para o estudo da faculdade, pra família e o descanso, Enfim, o cenário não é bom por conta dessa pandemia, mas a nova modalidade de trabalho melhorou muito minha qualidade de vida."

Paulo Assis - Assistente Administrativo

"Desde o início, percebi que seria uma experiência diferente de todo o habitual. Tendo em vista a necessidade de adaptação a essa modalidade de trabalho, foi difícil e levei certo tempo para organizar minha rotina.

Consegui um ambiente agradável para que eu possa fazer as tarefas com tranquilidade, mas meu sono está desregulado. Mesmo assim, tem dado certo, consigo manter meu ritmo normal de trabalho. Considero que também há vantagens, visto que possuo mais tempo livre, que utilizo para focar nos estudos da faculdade e nos estudos para o exame de ordem, e graças a este tempo livre o meu TCC pode ser concluído com considerável tranquilidade."

Guilherme Kassimatis - Estagiário de Direito

"Neste período de dois meses de home office, Graças a Deus está tudo bem. Espero que esteja assim com todos!

Desejo que a cura seja descoberta logo, para que tudo volte ao normal."

Pedro Ioni - Assistente Administrativo

"Uma nova experiência de trabalho que nos permite ficar mais próximo da família sem deixar o compromisso com os prazos e as tarefas do trabalho, é isso o home-office para mim. Com uma boa organização do tempo, cumprimos os prazos sem deixar nada pendente.

O Home Office permite exercer o nosso trabalho, respeitando as orientações das autoridades de isolamento social durante a pandemia do COVID-19."

Carlos Oliveira - Estagiário de Direito

"Estamos todos vivendo um momento difícil e bastante delicado. O tempo está passando rápido, e assim já se vão 2 meses de trabalho em home-office. O início foi um pouco complicado, até passar o período de adaptação.

Não ter o contato com as outras pessoas ainda é muito difícil, mas sigo com minha rotina diária de trabalho, com muita esperança de que possamos voltar a nos encontrar no ambiente de trabalho novamente." #EmCasaComMSS  

Bianca Metzker - Auxiliar de Serviços Jurídicos 

"Após 2 meses em home office, pude avaliar as vantagens e desvantagens desse tipo de regime de trabalho, e entendo que as vantagens se destacam. Dentre elas, o aumento da produtividade, visto que em casa consigo me concentrar mais; a melhoria na qualidade de vida, já que ganhei de 2 a 3 horas por dia antes gastas no trajeto. Essas horas podem ser utilizadas com algo mais produtivo, se o regime de home office continuar mesmo com o fim do isolamento.

A maior desvantagem que posso citar, é a falta de contato com os outros colaboradores. Contudo, as ferramentas de tecnologia que temos hoje, diminuem um pouco essa desvantagem. Um exemplo foi a migração para o novo sistema, que ocorreu sem maiores problemas devido às reuniões por vídeo conferência e lives que foram realizadas entre os membros da equipe.  Com todas as dificuldades enfrentadas, está sendo uma experiência incrível e ficaria satisfeita caso o regime de home-office continuasse depois da quarentena, mesmo que de forma parcial."

 

Vanessa Moura - Advogada

"Na atual conjuntura, a experiência de isolamento social nos atingiu em todos os aspectos, principalmente no que diz respeito ao trabalho. A mudança de ambiente laboral, o regime de home-office estabelecido provisoriamente, tem sido muito significante para mim, pois pude desenvolver novas habilidades e até aprimorá-las; reforçou meu senso de responsabilidade, compromisso, dedicação e disciplina.

Em contrapartida, senti uma leve desvantagem em minha produtividade habitual por causa de problemas com acesso a uma boa velocidade da internet e senti falta da interação social com meus colegas de trabalho. Posso concluir que as condições atuais de trabalho em casa trouxeram reflexos tanto positivos como alguns negativos.

 

Karoellen Paixão - Estagiária de Direito

"Como primeira experiência de home office, acho bastante satisfatório não precisar acordar as 07:00 da manhã, pegar o metrô lotado pra chegar no trabalho. É muito bom sentir menos cansaço por causa do trajeto casa/escritório/casa, sempre com o metrô lotado, na ida e na volta.  Agora consigo fazer o que faço no escritório no conforto da minha casa.

Ocorreram alguns problemas pontuais, mas tudo foi  resolvido e esses dois meses tem sido bem legais."

Gabriel Rigas - Assistente Administrativo 

"A experiência de trabalhar em regime home-office, nos traz para o conforto de nossas casas, mas ao mesmo tempo traz aquela preguiça, proveniente desse conforto. Porém, apesar disso, a responsabilidade continua a mesma, e não podemos nos deixar levar pelas distrações e lazeres de nossa casa."

 

Patrick Castro - Estagiário de Direito