Home-Office e seus desafios: como domar este leão?

O trabalho remoto tomou de assalto a rotina das empresas e de seus funcionários. De um momento para o outro, a casa, a família, o lazer, passaram a compartilhar e disputar o espaço com o trabalho. Como encontrar o equilíbrio? Como manter a produtividade, a qualidade e os resultados? Como preservar a estabilidade emocional e a saúde mental? Qualquer que venha a ser a forma futuramente adotada, a continuidade e o sucesso do home office dependerá de novos ajustes que desafiam o retorno ao ambiente corporativo de forma parcial ou a manutenção do trabalho remoto. 

A experiência do home office, nessa (ainda) primeira fase pode gerar bons frutos e ser enriquecedora do ponto de vista pessoal e laboral.

Abaixo pequena “bula” para o enfrentamento do grande desafio que o isolamento provocado pela pandemia da Covid-19 impôs. 

Hora de conhecer e explorar sua capacidade, você pode muito mais do que imagina!

Organize-se! Disciplina é essencial! Vai facilitar a criação e a adaptação a uma nova rotina.

Mexa-se! Exercite-se! O sedentarismo é fator de risco para a saúde…   

Empatia! Alteridade! Use sua capacidade de colocar-se no lugar do outro, de entendê-lo! Gestores e funcionários navegam nas mesmas águas turbulentas e pouco conhecidas…

–  O intervalo para não fazer nada. Dê-se uns minutos para sonhar acordado… alimentar a esperança. Os tempos difíceis vão passar…

Ouse! Mude os móveis de lugar, pinte a parede de verde, arrisque algo novo, marcenaria, fotografia, origami, direito ecológico, mandarim!

Força e resiliência, descubra essas capacidades em você!

Forme um grupo de colegas, amigos, no Whatsapp, no Face, por interfone com os vizinhos! Uma rede de socorro mútuo emocional, uma para o trabalho e uma para rir das situações ridículas do dia a dia. 

Informe-se! Saiba do que está acontecendo para fora da sua porta! Mas, cuidado, não foque só nas notícias alarmantes!  

Cuide-se! Sua saúde, física e mental, é primordial! A de todos à sua volta também!

Encontre, reconheça e internalize os ganhos dessa experiência, o lucro pouco visível, que sempre acompanha os tempos adversos! 

Gloria Faria
02/12/2020